domingo, 29 de janeiro de 2012

Trotes Universitários


Ontem aqui em Goiânia, saiu o tão esperado resultado da UFG. Então pra alguns ontem foi dia de comemoração, realização e o começo de uma nova etapa da vida. Porém pra muitos outros foi um momento de tristeza já que as vagas são poucas e os inscritos são muitos, isso não é o final do mundo mais eu tenho certeza que deve ser frustrante ver seus amigos comemorando e você...nada. Conheço muitos que passaram e estou muito feliz por eles, também conheço outros que não conseguiram e espero que eles não desistam, afinal como diria Renato Russo: Quem acredita sempre alcança. Esse ano é a minha vez... será que vai? Tomara!!

Depois de anos estudando loucamente pra conseguir passar no vestibular, esses estudantes passam pelas brincadeira chamadas "trotes", que são nada mais do que "sacanagens" aplicadas pelos veteranos de cada faculdade. Cada lugar tem diferentes tipos de brincadeira, por exemplo aqui em Goiânia a mais comum é a aglomeração dos estudantes no parque. Lá todos serão sujos de tinta, quase sempre são "obrigados" a pedir dinheiro no sinaleiro e entregar aos seus veteranos, e meninos terão as cabeças raspadas, ai voçês pensam...Aaa nada de mais!! Só que nem sempre acaba por ai. Existem diversos casos registados de agressões graves, e até mortes. 













A revista Mundo Estranho desse mês, mostra os 10 trotes mais cruéis do Brasil. Um deles que aconteceu no ano de 1999, um aluno foi encontrado morto na piscina da Universidade de São Paulo. O rapaz foi obrigado a entrar na piscina sem saber nadar. Quatro alunos foram acusados pela morte do jovem, mas o caso foi arquivado pelo Supremo Tribunal de Justiça por falta de provas.
Então galera, vamos comemorar e se fizerem trote que seja um trote amigo, como o da fundação Getúlio Vargas de São Paulo, onde os calouros doaram sangue - trote solidário.


Não prejudiquem quem sofreu muito para conseguir passar. Lembrando que um dia já foi você ou um dia vai ser. #fikadika
Beijos, Paloma =)

OBS: Perdão a falta de post viu? Ainda estamos tentando nos adaptar.

Um comentário:

  1. E os trotes costumam continuar nas primeiras semanas de aula... vale brincar, vale cobrar dinheiro, vale dançar, vale apadrinhamento... vale também dizer não quando a brincadeira passa dos limites - tanto quem faz, como quem sofre!

    ResponderExcluir