terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cuidadando das Peles com Acne


Como eu já tava devendo esses posts a mil anos resolvi postar o que faltava logo, para ver se eu conseguia "compensar" o tempo perdido. Então, agora é sobre Peles com Acne ou Espinha (essa é, realmente, difícil), mas vou tentar resumir.

O que é Pele com Acne?
As acnes (mais conhecidas como espinhas), são resultado de um desequilíbrio na produção glandular da glândula sebácea que secreta diretamente na pele.
Existem muitas formas de espinhas, por isso que e é tão difícil tratar a acne. 


Por que isso acontece?
Essencialmente, espinhas causadas pela bactéria Propionibacterium. Esta bactéria fica na pele com os poros entupidos, mais frequentemente no rosto, mas também pode ser em outras partes do corpo. A bactéria produz enzimas para quebrar a oleosidade da pele (produzido pelas glândulas sebáceas do corpo) e nesse processo ele bloqueia / entope os poros da pele. As enzimas apresentam como inflamação e vermelhidão na área afetada e geralmente são conhecidos pelos jovens como espinhas. Apesar daquele tabú sobre chocolate das espinha, nunca conseguiram comprovar nada (isso assim não significa que você deva comer chocolate como se não houvesse amanhã), as causas mais prováveis são: Desequilíbrios hormonais, má alimentação e talvez stress.

Quais as consequências?
Acho que todo mundo já está cansado de saber quais são. Mesmo que eu, ou você que está lendo, não tenha passado por nenhum caso grave, já vimos pessoas que sofrem deste mal. Mas, como dá para perceber no post tem várias fotos, desde casos mais simples a outros mais intensos.

O que fazer para evita/tratar?
Como já disse, tratar acnes não é fácil, já que cada caso é um caso e tem que se analisado individualmente. O mais recomendado é ir um dermatologista, principalmente para casos grave (excesso de espinhas), mas pode tentar tomar os seguintes cuidados:
- Evitar tomar sol (isso pode manchar e muito a sua pele), caso isso não for possível, use e abuse do querido amigo protetor solar sem óleo;
- Utilizar sabonetes especias para esse tipo de pele, existem diversas marcas, para todo tipo de bolso e necessidades;
- Pode se utilizar tônicos (sem álcool);
- Fugir de fritura, carnes gordurosas ou alimentos muito ricos em vitamina B12;
- Nãonuncajamais, esprema ou cutuque espinhas, se for o caso vá a um especialista e faça uma limpeza de pele;
NÃO FAÇA ISSO!!!
- Existem produtos que possuem certos "ácidos" (gente, eles não vão corroer o rosto de vocês, ok?) que auxiliam na secagem dessas espinhas. Ex: Peróxido de benzoíla, 
e ácido salicílico. Não vai sair usando NADA sem se informar antes!!! E internet não conta, vá a um profissional.
- Beba bastante líquido;
- Utilizar muita maquiagem pode agravar a situação, utilize produtos minerais (que são mais saudáveis para a pele) e de preferência mais leves.



Nada disso adiantou e agora?
Procure um dermatologista, ele fará uma análise mais específica da sua pele e poderá te ajudar a resolver esse problema.

Obs: Vou deixar aqui o link de um site que achei muito bom. Pode vir a ser muito útil se alguém precisar.

Beijão, pessoas.
Thalita ;*

Um comentário: