domingo, 5 de fevereiro de 2012

Cuidando das Peles Secas e Ressecadas


Oie pessoas belas, como vão? Como já falei anteriormente, vamos fazer uma seqüência de posts explicando coisas sobre pele, hoje é o dia de Peles Secas ou Ressecadas. Para começar, vou mostrar o que define para que uma pele seja considerada seca, suas características, especialidades e cuidados necessários. (Lembrando: não sou dermatologista, ou nada do tipo, falarei apenas aquilo que procurei me informar ta?)


O que é pele seca?
A pele seca é pouco comum em climas tropicais. É uma pele com característica seca, opaca (sem brilho), fina e geralmente sensível. Além disso, tem a aparência de pele áspera e com pouca elasticidade (sensação de repuxar).

Por que isso acontece?
A pele seca pode ser causada pela diminuição na produção das glândulas sebáceas devido ao envelhecimento ou mesmo por fatores genéticos ou ambientais (excesso de frio ou calor, baixa umidade do ar, etc). Efeitos comportamentais também podem ser responsáveis pelo aparecimento da pele seca. Por exemplo, excesso de banhos. A falta da produção de sebo, ou a esfregação constante leva a pele a perder sua camada de óleo que a protege de organismos invasores e retém água na pele.

Quais as conseqüências?
A pele seca tem um aspecto ressecado e com tendência a se descamar. Está propensa a ter rugas e linhas de expressão mais rapidamente que os outros tipos de pele. Devido à incapacidade de reter umidade, bem como a insuficiente produção de sebo pelas glândulas sebáceas, a pele seca muitas vezes tem vários problemas em tempo de frio, ar seco, sol em excesso ou até permanecer muito tempo em locais com ar condicionado, pois tende a rachar com muita facilidade, criando um aspecto indesejado e até dolorido.

O que fazer para evitar?

      
     -        Evite os banhos quentes e prolongados;
-        Evite lavar o rosto várias vezes em um curto espaço de tempo;
-    Evite utilizar sabonetes abrasivos e fortes, prefira utilizar sabonetes hidratantes e com óleos vegetais ou neutros;
-        Se possível utilize umidificadores em casa e também no trabalho;
-        Beba muito líquido, principalmente água, ajuda a reidratar a pele;
-        Manter a pele sempre muito bem hidratada, com produtos especiais para cada tipo de pele
-        Sempre utilizar protetor solar;
-  Fuja de produtos que produtos que tenham álcool em sua composição ou sejam adstringentes, eles ressecam ainda mais a pele (Ex: leite de rosas).

Nada disso adiantou e agora?
Procure um dermatologista, ele fará uma análise mais específica da sua pele e poderá te ajudar a resolver esse problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário